Esta massa versátil foi criada em Nápoles, na região da Campânia. Os primeiros Fusillis eram preparados à mão e a massa era enrolada rapidamente em agulhas de tricô. Por seu formato, esse corte absorve bem molhos mais densos, como o Matriciana, que teria sido criado por pastores na cidade de Amatrice, no Lazio. Os Italianos preparam o prato com guanciale, uma carne defumada da bochecha do porco. Mas você pode substituir o ingrediente por outra carne de porco defumada, como toucinho ou bacon.
Informações gerais
Fácil
Ingredientes
- (500 g de Fusilli Grano Duro Adria 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 200 g de guanciale picado 3 dentes de alho picados 1 cebola média picada 1 pimentão vermelho picado 10 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados 1 lata de tomate pelado em cubetti 250 g de queijo pecorino ralado grosso Sal, orégano e salsa picada a gosto)
- Harmonização
(Vinhos tintos frutados, produzidos com a casta Barbera, como os que têm a denominação Barbera d´Alba, vão muito bem com o sabor defumado do toucinho.)
Modo de Preparo
- Cozinhe o Fusilli Grano Duro Adria em água fervente, conforme as instruções da embalagem;
- Em uma panela grande e funda, aqueça o azeite, frite o guanciale, refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e refogue até desmanchar;
- Acrescente o tomate pelado, uma xícara (chá) de água e deixe apurar;
- Junte o pimentão, acerte o sal e tempere com o orégano e a salsinha. Mexa delicadamente e despeje sobre o macarrão, em uma travessa, ou sirva em pratos individuais;
- Polvilhe queijo pecorino (ou parmesão ralado grosso) e sirva a seguir.